Análise da música "Sinusite" de Rodrigo Alarcon: "Eu não tenho sinusite, o que eu tenho é saudades de te ver."

Em meio às músicas que envolvem a minha vida, uma aleatória do youtube de Rodrigo Alarcon, me trouxe uma profunda reflexão, que pode ser dividida em alguns tópicos e é sobre ela que eu vou discorrer hoje.
O eu lírico da música começa falando como não está bem. É como se faltasse algo na vida dele e alega que faz tempo que não vê algo:

“Cabeça dói, não consigo olhar pra baixo
Meus olhos não parecem ter espaço dentro de mim
Coincidentemente, faz tanto tempo que eu não vejo você
Meus olhos que sempre brilhavam junto ao seus
Hoje parece não mais bem me querer."


Nisso eu consigo ver claramente a nossa vida cotidiana, em Jó 42:5 diz: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” Nesse trecho, vê se refere a ver a Deus e para isso é necessário intimidade, a falta dessa intimidade faz com que a vida mude, as coisas que o animavam, que faziam “seus olhos brilharem”, agora o faça mal. Portanto, se afastar de Deus acarreta situações que nos fazem mal.E ele continua:

“Eu não sei se isso é só sinusite
Ou se é abstinência do olhar
Castigo desses olhos tão cansados
desperdiçando movimentos de pupilas a toa
Com outros olhos, que não os seus."

A verdade que essa estrofe mostra é que sem a presença de Deus todas as nossas atitudes são a toa, não nos traz conforto e muito menos satisfação, no Salmo 84:10 diz “É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar.” A palavra de Deus é prova de que é melhor  viver com Ele. Por mais que em algumas situações não seja possível enxergar isso. A verdade encontrada em Deus nos oferece um fardo leve que nos possibilita passar pelas mais diversas situações, não nos tornando imunes aos problemas e devaneios, pelo o contrario, fomos avisados que teríamos aflições (Jo 16:33) e isso é uma dadiva: passar por aflições com a graça de Deus.


Portanto, uma das grandes mensagens que eu consigo ver nessa música é que precisamos ver a Deus para que possamos viver em paz e para vê-lo é necessário ter intimidade com Ele, o que nos coloca em uma grande questão: Como ter intimidade com Deus? Eu acredito fielmente que a  relação com Deus depende da nossa vontade, digo isso porque em Efésios 1:4-5 diz: “Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.” Deus havia decidido que seriamos como filhos para eles, logo, teríamos intimidade com Ele. Os nossos atos que nos afastam dEle, mas, pela graça, ainda há tempo e afirmo: a intimidade é possível e tem no mínimo dois pilares: a oração e a leitura da palavra de Deus.

De acordo com o pensamento de CS Lewis: “Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem preciso dela. A oração me aproxima de Deus, revela minha dependência, minha fome e sede por Sua vontade, seu Reino, sua pessoa. A oração muda principalmente a mim – minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias.” A oração é capaz de mudar quem somos, além disso no livro de I Tessalonicenses 5:17, somos aconselhados a orar sem cessar, a oração é como falamos com Deus, cá entre nos, não tem intimidade sem conversa.

Já em II Timóteo 3:16-17 diz que “Toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.” Se a oração é como falamos com Deus, a Bíblia é que nos mostra como devemos viver, serve para nos corrigir e confortar.

Mediante a nossa vontade de conhecer a Deus, Ele se mostrará a nós, e então será possível viver bem, completo e sem agir à toa, experimentando, quaisquer que sejam a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12:2).

Ouça a música aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobremesa Teresa Cristina

Resenhando: Roman Holiday (1953)